Serviços

A Divisão de Documentação e Informação - DDI em parceria com a Universidade de Brasília - UnB, mapeou 38 tipos de serviços essenciais ligados às ações de gestão, preservação e acesso aos documentos e informações em suportes analógicos (em papel) e digitais produzidos e/ou acumulados pelo Ministério.   

Aspectos Legais na Prestação dos Serviços de Arquivo


Esse arcabouço legal têm o objetivo comum de garantir que os órgãos públicos mantenham a integridade, autenticidade, confidencialidade e acessibilidade de seus documentos, para que possam ser usados como evidência confiável, proteger os direitos dos cidadãos, garantir a transparência e a responsabilização, e preservar o patrimônio cultural.

Nesse sentido, o Catálogo de Serviços disponibilizado abaixo ratifica o compromisso institucional da DDI tanto com as leis, como pela busca contínua do aprimoramento no atendimento aos seus usuários (cidadãos, servidores e colaboradores do Ministério). Busca-se, assim, divulgar os padrões que os usuários poderão esperar nas nossas iniciativas de produção racional de documentos, disponibilização de rápido acesso às informações para tomada de decisão e garantia de direitos, bem como para manutenção (armazenamento seguro dos documentos) pelos prazos estabelecidos em lei e para a preservação da memória do Ministério. 

Impactos Negativos da Não Implementação dos Serviços de Arquivo

A não realização dos serviços e atividades de gestão, preservação e acesso aos documentos e informações de arquivo pode ter vários impactos negativos para um órgão público. Alguns dos principais impactos incluem:


Portanto, torna-se crucial que o Ministério reconheça a importância da realização adequada dos serviços elencados acima, a fim de evitar esses impactos negativos e garantir uma administração eficiente e transparente.

SERVIÇOS PRESTADOS

Assistência Técnica Arquivística