A análise ambiental é conceituada como a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar uma organização.
O monitoramento ambiental é a atividade gerencial de aprendizado sobre eventos e tendências no ambiente externo de uma organização (ARAÚJO JÚNIOR, 2005).
Uma das propriedades do monitoramento ambiental é a capacidade de redução da incerteza e do risco
A incerteza é a situação na qual os tomadores de decisão não dispõem de informações suficientes para ter clareza sobre as alternativas ou calcular o seu risco.
A incerteza ambiental, dados os riscos para a organização, deve ser alvo constante de ações para sua redução (ARAÚJO JÚNIOR, 2005).
Risco é a situação em que há a possibilidade de mudanças e de fracassos e que independe da vontade de quem toma decisões.
O risco é o estado que existe quando a probabilidade de sucesso é menor que 100%, ou seja, representa o grau de incerteza que o administrador assume no processo decisório, sem ter garantias plenas de sucesso (ARAÚJO JÚNIOR, 2005).
Por meio do diagnóstico estratégico a instituição ou a unidade espera:
Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes (diferenciação conseguida pela organização que proporciona vantagem operacional no ambiente de competição);
Conhecer e buscar eliminar ou no mínimo adequar seus pontos fracos (situação imprópria da organização que a deixa em desvantagem operacional no ambiente de competição);
Conhecer e se beneficiar das oportunidades (força ambiental que pode favorecer a ação estratégica da organização, desde que conhecida e aproveitada no ambiente de competição); e
Conhecer e evitar ameaças (força ambiental que se coloca como obstáculo a ação estratégica da organização, desde que evitada em tempo hábil no ambiente de competição).
EQUIPE UNB
Professor Orientador: Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
Pesquisador Responsável (Scrum Master): Carlos Henrique de Oliveira Leite
Coleta de Dados: Isabelle Mendonça, Maria Ferreira, Prof. Rogério Araújo, Carlos Leite e Rejane Soares Canuto
Processamento de Dados: Prof. Rogério Araújo, Carlos Leite e Rejane Canuto
FLUXO DA ETAPA