PROCESSAMENTO

Subetapa 2.4 

Processamento dos Dados


DESCRIÇÃO: O último passo no fluxo de trabalho do Diagnóstico é a etapa de análise e consolidação dos dados. Este é um passo mais trabalhoso e que requer atenção aos detalhes. Provavelmente a base de dados, que estará em formato de planilha, terá uma quantidade e complexidade de dados expressiva.

 Por meio da análise de dados poderá ser produzido um relatório de Diagnóstico, o qual possui a apresentação dos dados e das análises e interpretações da equipe responsável. O referido relatório deverá ser um instrumento estratégico, utilizado como fonte de informação, para o planejamento e a condução de ações estratégicas nos contextos arquivísticos das instituições. 

No processo de consolidação dos dados, é importante que a equipe técnica responsável siga as seguintes instruções:   

Identificação de incongruências, inconsistências, poluição, verificação de integridade na base de dados:

A alimentação da base de dados, sendo realizada pelos próprios respondentes ou pela equipe técnica responsável está passível de incongruências e inconsistências, as quais influenciam no momento de compilação dos dados. Desse modo, é importante que haja uma curadoria dos dados para identificação dos problemas a serem solucionados pela padronização. 

Desenvolvimento de padrões para os dados e, em seguida, corrigi-los:

Com o levantamento de padrões para os dados, é possível definir modelos para as respostas das questões estruturadas. Nesse momento de modelagem de dados é importante ter atenção a detalhes como: padrão terminológico, padrão ortográfico, forma de ordenação, forma de identificação, etc. Os riscos e características da base de dados e, consequentemente, da modelagem, estão, inerentemente, ligadas à formatação do instrumento de coleta, considerando que o questionário possui questões fechadas, com opções pré-definidas, ou campos abertos de livre resposta, perguntas obrigatórias e controle na aplicação, por exemplo, no caso da impossibilidade de uma mesma unidade responder mais de uma vez. 

Realização da análise comparativa entre as categorias de dados: 

A análise comparativa consiste na criação de categorias de dados que serão interrelacionados, a fim de gerar informações transversais. Podem ser criadas tabelas dinâmicas, no caso da utilização da ferramenta excel, que combinadas abrem os caminhos  para as representações imagéticas e gráficas dos dados. 

Criação de representações imagéticas e gráficas dos dados (Relatório Consolidado de Diagnóstico): 

São criadas representações imagéticas como infográficos, fluxogramas, diagramas e variadas imagens e quadros, para representar as informações selecionadas. Os registros desta atividade deverão estar construídos no relatório de Diagnóstico.